A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que avalia, diagnostica e intervém em várias patologias, nas suas repercussões emocionais, comportamentais e/ou cognitivas, recorrendo a diferentes abordagens e técnicas, tal como a psicoterapia ou o apoio psicológico. O seu principal foco é compreender o funcionamento psicológico dos indivíduos para poder ajudá-los a lidar com desafios emocionais, comportamentais e interpessoais.
A Psicologia Clínica é um campo da psicologia dedicado ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mentais, emocionais e comportamentais em indivíduos. Os psicólogos clínicos aplicam uma variedade de abordagens terapêuticas que ajudam os seus pacientes a lidar com problemas psicológicos, ao mesmo tempo que tentam compreender os fatores subjacentes às dificuldades emocionais e comportamentais. Além do tratamento, a Psicologia Clínica também se preocupa com a prevenção de problemas psicológicos e a promoção do bem-estar mental. Os psicólogos clínicos trabalham em diversas áreas, como terapia individual, de casal, familiar e em grupos, adaptando técnicas e estratégias para atender às necessidades específicas de cada paciente.
O objetivo principal da Psicologia Clínica é promover o bem-estar emocional e mental dos indivíduos, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida e funcionamento psicológico.